sábado, 6 de outubro de 2012

Ogan Lumeno, um homem de fé, um homem do Axé!

Chegamos a um momento em que as perseguições religiosas se tornaram constantes, a mídia, sociedade nos crucificam e nos rotulam de todas as maneiras, como se não possuíssemos nenhum tipo de valor. Por isso é sempre importante avaliarmos bem quem colocaremos como representantes. Alguns me perguntaram o motivo de meu apoio ao Sr. Ogan Lumeno, eis a resposta:
Em 2006 o senhor Lumeno participou de uma comissão organizadora no Teatro Adamastor/Pimentas onde foi realizada a fundação da União de Adeptos das Religiões Afro-Brasileiras – UARAB.
Dentro do governo do Prefeito Almeida em 2009 assumiu a secretária de Cultura e a coordenação das atividades Culturais/Religiosas Afro-Brasileiras. Em Novembro deste mesmo ano foi realizado no Teatro Padre Bento a I CONEAFRO, onde foi lançada a proposta do Conselho das Religiões de Umbanda e Candomblé de Guarulhos. Neste mesmo ano também a Secretária de Cultura abriu espaço para a participação das Religiões Afro-Brasileiras na festa da Carpição/Nossa Senhora do Bom Sucesso, realizando a homenagem a Omolu.
No ano de 2009, exatamente no mês de Dezembro o mesmo veio a fazer parte de nossa comunidade fazendo parte da mesma exercendo o cargo de Ogan concedido por sua Ìyálòrìsà Sheila de Obà, filha de Danda Keumasi, além disso, o mesmo é Oju Obà da casa ao qual faz parte.
Em 2009 também juntamente com Pai Miguel de Xangô, com mãe Sandra Mangrener e diversas lideranças Religiosas de Guarulhos, organizou no Teatro Padre Bento o I CONEAFRO, onde nasceu o manifesto do povo do Axé de Guarulhos conclamando a unidade organizativa das entidades em fórum do conselho.
Nestes longos anos como gestor público tem desenvolvido intensos diálogos com as religiões Umbandistas, Candomblecistas e Kardecistas. No Governo Municipal vem dando total apoio as ações desenvolvidas pelas entidades representativas destas Religiões. Em virtude de sua participação e ação no Governo a “Caminhada de Oxum” faz e é parte do Calendário Oficial de aniversário da cidade de Guarulhos, sendo a mesma realizada sempre no primeiro Domingo de Dezembro.
No Governo, José Lumeno vem trabalhado na busca por recursos financeiros para a readequação/revitalização da Cachoeira da Maionga e para manutenção da Gruta dos Orixás no Bosque maia.
No dia 17 de abril de 2010 organizou no Teatro Adamastor Centro, a reunião em que estiveram presentes todos os representantes das Federações com atuação em Guarulhos, e ali fundaram o Conselho das Religiões de Candomblé e Umbanda de Guarulhos.
Ainda neste mesmo ano de 2010 fez parte do Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial.
Ogan Lumeno é coordenador do Instituto da Cultura e da Religiosidade Afro-Brasileira – MOVIAXE e é membro dos Guerreiros do Axé, militante do MPU (Movimento Político Umbandista) e trabalha com os irmãos da UNILUX na organização inter-religiosa na construção de uma Cultura de Paz.
Existem diversas pessoas que fazem, lutam, vivem e buscam o reconhecimento de nossa religiosidade perante a sociedade, procurando fazer valer as Leis que nos regem e nos protegem. Por estes e outros motivos escolhi apoiar a campanha do Senhor Ogan Lumeno, pois acho que ele pode fazer muito mais pela nossa comunidade, basta darmos a chance devida para que o mesmo venha a realizar tantos outros projetos que poderão trazer maiores benefícios a nossa comunidade religiosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita! Axé!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Confira mais postagens deste blog!

Visitantes online